Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

Trilho das Pedras Brancas

A ilha de S. Miguel está repleta de trilhos pedestres. Com tão variada beleza natural, tanto os micaelenses como quem visita a ilha gostam de caminhar a pé, descobrindo cantos e recantos encantadores. Cada vez mais, por isso, as autarquias locais se têm organizado no sentido de marcar os trilhos pedestres, tornando-os mais acessíveis e seguros. No concelho da Lagoa, a Rota da Água engloba os trilhos da Lagoa do Inferno, das Pedras Brancas e da Lomba Grande, estes dois últimos inaugurados muito recentemente.

 

IMG_8036.JPG

Fui, então, no dia 4 de Março, à inauguração do novo trilho das Pedras Brancas e adorei! O ponto de encontro foi junto ao Posto de Turismo de Água de Pau. Seguiu-se um percurso pedestre de 6km, em cerca de três horas, apresentando uma dificuldade moderada. Mais que a prática do exercício físico ao ar livre e a contemplação da natureza no seu estado mais puro, foi uma tarde bem passada pelo convívio com colegas de trabalho, e não só.

 

IMG_8046.JPG

IMG_7993.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste dia fizémos apenas uma parte do percurso, começando em Água de Pau e terminando na Ribeira Chã.  Pois, o trilho completo das Pedras Brancas consiste numa pequena rota circular com 16km de extensão, com início e fim na Vila de Água de Pau. Tem ligação que possibilita o acesso ao trilho da Janela do Inferno, bem como à freguesia da Ribeira Chã.

IMG_8008.JPG

IMG_8009.JPG

IMG_8041.JPG

Com a abertura deste trilho, a Câmara Municipal de Lagoa permite promover o património natural e edificado do concelho através da dinamização de diversas rotas pedestres que, ligadas entre si, oferecem a quem visita a vertente montanhosa das suas freguesias. Os visitantes têm, assim, acesso a trilhos mais seguros e adaptados à realização de programas em família e atividades desportivas, geocaching, escalada ou trail.

IMG_8032.JPG

O nome «Pedras Brancas» é justificado pelo fato de existir como parte integrante do trilho uma formação rochosa que era conhecida, em outros tempos, como «pedras brancas». Atualmente, recebe atividades de escalada, sendo considerada um dos pontos principais de acesso desta modalidade na ilha de S. Miguel.

IMG_8022-EFFECTS.jpg

Não conhecia bem a freguesia da Ribeira Chã, mas a experiência foi o mais positiva possível, já que a caminhada terminou com um lanche bem apetitoso. A autarquia presenteou todos os participantes no trilho com três iguarias típicas da freguesia: bolo de banana, chá de funcho e papas de serpentina. Nunca tinha provado nenhum dos três e fiquei rendida!

IMG_8037.JPG

 

IMG_8038.JPG