Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

O Jogo do Balamento

pascoa.jpg

Na Ilha de São Miguel, vim descobrir uma tradição nova na Páscoa. Trata-se de uma espécie de jogo em que se usa a palavra «Balamento» e quem perde tem que oferecer um ovo de chocolate ou amêndoas a quem ganha. O meu marido conta que jogava em criança, hoje passou a tradição aos filhos. Aqui por casa já se ouvem muitos «balamentos» por esta altura. Há quem diga que o nome correto é «belamente» referindo-se à boa memória dos jogadores. 

BALAMENTO imagem p blog.png

É uma brincadeira entre duas pessoas, que após combinada a hora do dia, saúdam-se com a palavra «belamente» ou «balamento». Muitas vezes, é necessário esconderem-se para apanhar desprevenido o amigo/a. O primeiro que disser a palavra ganha um ponto. 

amendoas.jpg

Há pessoas que combinam dizer a palavra três vezes por dia,de amanhã, à tarde e à noite,durante a semana santa, até chegar ao dia de Páscoa. Outros começam logo no início da Quaresma, dizem o «belamente ou «balamento» apenas uma vez por dia e combinam que ganha quem chegar primeiro aos 20 pontos.

Eggs-Happy-Easter-wishes-message.jpg

O problema é que como é um jogo oral, quanto à verdadeira pronunciação da palavra e a sua origem é difícil de chegar a um consenso. Há quem diga que «balamento» é a versão alterada pelo sotaque do ilhéu de «belamente» (referindo-se à memória da pessoa que se lembra de dizer primeiro), outros defendem que se refere ao conjunto dos doces ou balas que se recebem no fim. É que supostamente o jogo veio do Brasil para as ilhas atlânticas da Madeira e dos Açores! 

Bem, mas o que interessa na realidade, é que as tradiçôes antigas se mantenham e vão passando de geração em geração, sempre com muito divertimento à mistura!

transferir.jpg