Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

«Meninas para a Escola»

As «meninas para a escola» estão a florir. Este é o nome dado pelos açorianos às flores de cor rosa que se vêm ao longo das estradas por esta altura. Coincide com a abertura do ano letivo, daí o nome. As férias de verão chegam ao fim, os pais voltam à rotina escolar e as crianças regressam às aulas.

21751496_10154999563046134_3873463919597379416_n.j

Amaryllis Belladonna é o nome científico das flores. Aparecem sazonalmente logo após as primeiras chuvas e antes das folhas. São bolbos de outono e podem ser plantados em qualquer lugar. Nos Estados Unidos também têm o nome de «Naked Ladies» (Senhoras Nuas), por aparecerem quando a planta ainda não tem folhagem. Embelezam, por esta altura, as beiras das estradas da ilha.

Amaryllis_belladonna_(2).jpg

O Outono começou ontem, 22 de Setembro. Por São Miguel as estradas e passeios já se começam a pintar de cores quentes. As crianças já pisam as folhas secas no caminho para a escola. Caem os primeiros pingos de chuva. Cheira a terra molhada. O tempo começa a arrefecer e apetece vestir agasalhos.

 

depositphotos_10676959-stock-photo-autumn-leaves-o

Para algumas crianças o início das aulas traz algum nervosismo. São novos colegas, por vezes novos professores e novas instalações, e novos desafios! A minha Alice já vinha há umas semanas a rezar para escola começar. No dia 13 de Setembro, lá foi toda contente com os seus sapatos e lancheira novos. Foi apenas o dia de apresentação, mas voltou cheia de novidades. Pôs em dia a conversa com a melhor amiga, conheceu duas novas colegas e professores e encheu o novo estojo de lápis de côr e canetas prontos a escrever e desenhar novas aprendizagens.

era.jpg

Desde que entrou para a creche com 18 meses em Oliveira de Azeméis até chegar à escola primária em São Miguel, a A. passou por cinco instituições diferentes, e sempre se adaptou muito bem. Sobre o seu primeiro dia de creche, escrevi anteriormente este post http://omeupaisdasmaravilhas.blogs.sapo.pt/o-primeiro-dia-2390.

 

A Alice é uma comunicadora nata, muito sociável e tem uma fantástica capacidade de adaptação a novos ambientes. Nunca foi problema para ela mudar de escola ou de amiguinhos. Claro que para trás ficavam algumas lágrimas de nostalgia. Mas, nós adultos temos muito mais dificuldade para mudanças do que as crianças.

tumblr_static_dzesbtbvgi044okowgw00swow.jpg

Depois de passar por várias regiões de Portugal, de norte a sul do país, a Alice chegou a São Miguel há 3 anos e trazia com ela muitos «sotaques», do transmontano ao algarvio. E, por isso, alguns meninos estranharam e chamavam-na «menina de lisboa». A verdade é que isso nunca a afetou e só lhe trouxe novas amizades.

 

Este ano, a escola é a mesma, a professora é a mesma, a mochila é a mesma, os coleguinhas também. Mas,  há sempre várias mudanças e novidades. Novos objetivos a atingir e horários para cumprir. As atividades extra escolares também voltaram e a agenda da Alice está bem preenchida com quatro treinos semanais de patinagem, um de natação e catequese ao domingo.

14169579_10153913107371134_242765489_n.jpg

O Tomás também voltou para a sua escolinha, este ano para a sala do jardim de infância, e tem uma nova professora. Os primeiros dias são sempre murchos e sonolentos. Mas, logo logo volta à rotina e à energia que nunca mais acaba.

tomas.jpg

O verão passou num ápice, está mesmo a despedir-se de todos nós, para dar lugar ao seu eterno sucessor...o outono!

529981273.jpg