Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

Memórias para guardar

"A memória que eu gostaria de guardar..." é o mote da campanha da Alzheimer Portugal com início hoje, 1 de setembro e estende-se a todos os portugueses. A Associação, que assinala o seu 30º aniversário no próximo ano, convida todos os portugueses a partilhar um vídeo com as sua melhores memórias. As minhas melhores memórias até hoje sme dúvida que são o nascimento dos meus dois filhos.

memorias.jpeg

Os videos serão partilhados ao longo do mês de setembro prla Alzheimer Portugal nas suas páginas do Facebook e Youtube. Com esta iniciativa pretende reforçar a importância das demências serem consideradas prioridade de saúde pública e de ser criado um Plano Nacional para as Demências que contemple um percurso de cuidados adequado, assim como apoios aos cuidadores destes doentes.

b5a5cff0-9d82-4a74-b5a0-a33fa1e42799.jpg

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (como eu gosto deste homem!), foi um dos primeiros a aceitar o desafio e partilhou que se tivesse que escolher um momento para guardar para sempre seria o momento do nascimento dos seus filhos."Foram momentos marcantes da minha vida", afirmou o Presidente. "Se pudesse escolher um instante, ou dois instantes da minha vida seriam esses", completou descrevendo que assistiu à cesariana do primeiro, e que, so segundo, assitiu com recato. Ver o video completo em https://www.youtube.com/watch?v=dB6XCylmLZk#action=share.

 

 

Optei por escrever este texto, em vez de gravar o vídeo:

"A memória que eu gostaria de guardar é o nascimento dos meus dois filhos. A princesa Alice foi um momento difícil, que implicou muita angústia (como podem ler no post http://omeupaisdasmaravilhas.blogs.sapo.pt/coragem-de-crianca-6137) mas maravilhoso! Hoje tenho a menina mais especial do mundo como minha filha.

2006 1184.JPG

O nascimento do Tomás foi um momento mais mágico, porque foi natural, com o bónus do pai a assistir e a vibrar com o momento! Têm a história completa no post http://omeupaisdasmaravilhas.blogs.sapo.pt/o-piratinha-da-familia-3864

Ouvir o choro pela primeira vez e sentir o calor do corpo do nosso filho é das melhores sensações do mundo! Com direito a uma sala de partos com música ambiente e com o apoio do meu marido o momento tornou-se inesquecível. Hoje, tenho um piratinha com 3 anos lindo e saudável.

2006 040.JPG

O dia do meu casamento foi também um momento muito especial na minha vida e que guardo com muito carinho. Além de assinalar o vínculo do nosso amor, foi também um dia marcante porque estive rodeada de família e amigos (apesar de ter sentido muito a falta do meu pai a meu lado...)."

A campanha estende-se ainda a um «Passeio da Memória», onde a Associação pretende mobilizar os portugueses para uma caminhada solidária, cujos fundos das inscrições revertem, na íntegra, para a Alzheimer Portugal. O objetivo é informar e consciencializar as pessoas para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

hp_16072015_TrocarAdoenca.jpg

De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde, existem em todo o mundo 47,5 milhões de pessoas com demência. A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 % a 70% de todos os casos de demência.

Na minha família, já tive um caso de Alzheimer e é muito triste assistir a todo o processo de perca de memória da pessoas. Aconselho a assistirem ao fantástico filme «O Meu Nome é Alice», ou ler o livro com o mesmo nome, que aborda este tema (https://www.youtube.com/watch?v=pcFp2ZqnTiU).

o meu nome é alice.jpg

Quem quiser aderir a esta iniciativa, partilhe nas redes sociais, utilizando os hashtags #memoriasparaguardar e #passeiodamemoria