Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

Lagoa do Congro

Este fim-de-semana fui fazer o trilho da Lagoa do Congro. Aproveitámos a folga do C. para explorar mais um recanto da ilha. Situada no concelho de Vila Franca do Campo, a Lagoa do Congro é especial por se encontrar no meio de uma vegetação sem igual. É possível respirar paz naquele local!

 

IMG_3177.jpg

Saindo da cidade da Lagoa em direção às Furnas, encontra-se pelo caminho a seta a sinalizar a Lagoa do Congro. Depois de seguir numa estrada de acesso fácil em terra batida, encontramos o início do trilho. Até aqui já se vêem bastantes carros de aluguer e turistas à descoberta. É aconselhável levar calçado confortável e ter atenção à lama, visto se encontrar várias nascentes de água pelo caminho.

IMG_3149.jpg

A caminhada é sempre a descer, entre árvores de grande porte e vegetação densa. Encontram-se cogumelhos pelo caminho, árvores caídas e musgo de várias cores nas margens do percurso. Sente-se a humidade a aumentar com a aproximação da Lagoa.

IMG_3151.jpg

A chegada àquele lugar mágico faz-se em silêncio e sob alguma expetativa. O verde intenso da água da lagoa confunde-se com o verde da vegetação circundante. O silêncio é apenas interrompido pelos saltos dos peixes na água e pelos gritos dos milhafres.

IMG_3156.jpg

Situada numa das mais activas falhas geológicas da ilha de São Miguel. A particularidade desta cratera de explosão formada há cerca de 3.900 anos reside no facto de ter origem em explosões freatomagmaticas em que houve contacto do magma em ascensão com níveis freáticos existentes nas formações subjacentes.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagoa_do_Congro).

IMG_3155.jpg

Com um perímetro de 1250 metros, a Lagoa do Congro está rodeada por árvores densas que escondem as paredes da cratera. Ao contrário da maiorira das lagoas da ilha de São Miguel que estão situadas no cimo de um cone vulcânico, esta fica num enorme buraco encaixado na região circundante. Daí a sua magnificiência e beleza natural.

IMG_2576.jpg

O regresso torna-se mais cansativo, pois implica um caminho sempre a subir, mas voltamos com uma sensação de tranquilidade e gratidão. Respira-se paz naquele lugar!

IMG_2544.jpg