Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

Dia dos Amigos

IMG_5030.JPG

 

Comemora-se hoje o Dia dos Amigos, uma tradição açoreana com cerca de um século de existência. Começa quatro semanas antes do Carnaval e é motivo de reunião entre amigos. Nas próximas semanas, comemoram-se o Dia das Amigas, Dia dos Compadres e Dia das Comadres. Nas várias freguesias de cada ilha do Arquipélago dos Açores as pessoas, reuniam-se às quintas-feiras, conhecidas como noites de serões, para escolher o trigo e outros cereais que seriam utilizados nas comemorações do Espírito Santo. Durante a noite eram declamadas poesias e cantigas que exaltavam a amizade. Com o passar dos anos, a tradição manteve-se, mas o objetivo evoluiu ao sabor das vontades e a acompanhar os novos tempos. Hoje, As quatro quintas-feiras, antes do Carnaval, são dedicadas a um encontro diferente e diferenciado, os açorianos dedicam estes quatro dias a festejos muito particulares. Festejos estes, que começam com os amigos, passam para as amigas, seguem com os compadres e terminam nas comadres.

IMG_5028.JPG

 

As quintas-feiras festivas iniciam-se com o Dia dos Amigos, que este ano se comemora hoje, 18 de janeiro. Dita a tradição que, a primeira quinta-feira, das quatro que antecedem o Carnaval está guardada para um bom “serão” entre homens. Um amigo convida outro amigo, que traz mais um e outro ainda. Um grupo junta-se a outro e por vezes os grupos ficam tão alargados que se juntam pessoas que nem se conhecem. Jantam, bebem, divertem-se. Os restaurantes, bares de strip e discotecas enchem-se de homens que aproveitam para, nesse dia, matar saudades de amigos - ou mesmo fortalecer laços de amizade - sempre acompanhados de muita comida e bebida. A restauração e os clubes nocturnos fecham as portas às mulheres e apenas autorizam a entrada a grupos masculinos. Na próxima quinta-feira, 25 de janeiro, cabe às mulheres “vingarem-se” dos homens. No Dia das Amigas, os homens ficam em casa e as mulheres saem para jantar, por vezes mascaradas com fantasias de Carnaval, para festejar o valor da amizade de forma alegre diferente. Em meios de maior abertura e descontração, o jantar é muitas vezes acompanhado por demonstrações de acessórios e brinquedos eróticos, objectos estes que surgem entre muitos risos e gargalhadas. Após uma bela refeição e muita risada, alguns grupos vão até aos bares, em que por vezes, é possível encontrar shows de strip e onde o álcool ajuda a esconder a vergonha.

IMG_5029.JPG

 

Com mais ou menos "picante", são noites muito alegres e descontraídas, onde se se cimentam amizades antigas e outras se constroem. Se existe algum senão é no dia seguinte, onde algumas participantes poderão "sofrer de dor de cabeça". Os dias dos compadres e das comadres não têm tanta adesão. Normalmente, são festejados em família sem tanta algazarra. É ainda dia de telefonar, mandar mensagens, emails. Tudo em homenagem à Amizade.

1 comentário

Comentar post