Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

Dia das Petas

 

trabalho1.jpg

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira. Nos Açores, é chamado o Dia das Petas. Neste dia, é também comemorado o Dia Internacional da Diversão no Trabalho. Sempre fui da opinião que um bom ambiente no local de trabalho aumenta a produtividade. Alguns momentos de alegria e descontração entre os colegas não quer dizer desmazelo nem pouco trabalho. Muito pelo contrário, trabalhadores contentes, trabalhadores produtivos.

pinoquio.jpg

 

História do 1 de abril

 

A brincadeira surgiu em França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano novo era comemorado no dia 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite dentro, duravam uma semana, terminando no dia 1 de abril.

mw-860.jpg

Em 1562, porém, o papa Gregório XIII instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão – o chamado calendário gregoriano – em que o ano novo começava no 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data.

Para gozar com os conservadores adeptos do calendário anterior, apelidados de “bobos de abril”, eram enviados presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o tempo, a galhofa firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo.

fools day.jpg


O objectivo do Dia Internacional da Diversão no Trabalho, comemorado no dia 1 de abril, é lembrar que o trabalho também deve ser divertido, e não apenas uma preocupação constante. Para evitar o stress e para incentivar a alegria no trabalho foi criada esta divertida data, onde vale de tudo um pouco, para tornar o ambiente de trabalho mais descontraído e amigável. Só não vale usar humor sarcástico ou ofensivo.

fun-at-work.jpg

Atualmente, vivemos tempos difíceis onde a insegurança e o medo diante dos aspectos práticos da vida (sobrevivência, emprego, relacionamentos) afetam de forma negativa a vida emocional dos indivíduos, a saúde e as relações entre as pessoas.

Tem havido um aumento significativo dos casos de depressão e o uso de antidepressivos de forma indiscriminada, bem como o aumento de absentismo laboral devido aos transtornos psicológicos e níveis elevados de sintomatologia de stress.

nhung-tac-hai-cua-stress-doi-voi-suc-khoe.jpg

Em Portugal, o stress é a terceira maior causa de baixa no trabalho. Cada vez mais, por isso, as empresas praticam medidas de prevenção e promoção de saúde de seus colaboradores.  

Algumas das vantagens da diversão e humor no trabalho são o aumento da produtividade, o estímulo da camaradagem e dos relacionamentos, a melhoria do trabalho em equipa, o aperfeiçoamento da comunicação, a incrementação do gosto pelo trabalho, empresa, colegas e superiores, a diminuição dos conflitos e a redução do stress.

 

 Aqui vão algumas sugestões de atividades para realizar nesse dia:

 

  • Usar roupa engraçada;
  • Enviar emails engraçados;
  • Escrever frases engraçadas ou calinadas dos colaboradores no mural da empresa;
  • Fazer trabalho voluntário;
  • Dançar com a equipa de trabalho;
  • Levar o animal de estimação para o local de trabalho;
  • Lanche partilhado;
  • Terapia do riso;
  • Pregar pequenas mentiras/partidas aos colegas.

 Algumas destas informações foram retiradas do site https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-diversao-no-trabalho/.

 

Aqui por casa, as partidas vão ficar a cargo da Alice, que já andam a preparar das suas com o livro «Mega Partidas» debaixo do braço ;)