Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

O Meu País das Maravilhas

Partilhas de uma mãe que adora escrever e mostrar o lado bom da vida!

A minha costela brasileira

Sempre disse que tenho uma costela brasileira. Sou uma pessoa de calor, sol, praia... adoro brigadeiros, água e óleo de côco, tapioca, fruta tropical, açaí, feijão preto e arroz, e muitos dos alimentos que se comem em terras de Vera Cruz.

2006 1498.JPG

Ao longo da minha vida tenho feito muitas amizades com pessoas de nacionalidade brasileira. Nunca tive preconceitos em relação a isso. Como costumo dizer, não faço julgamentos antes de conhecer as pessoas. Mas, infelizmente no mundo inteiro e também no mundo do futebol, existe muito preconceito e julgamentos precipitados em relação a pessoas de nacionalidades diferentes. Já conheci africanos, chineses, brasileiros, russos, líbios, espanhóis, argentinos e muitos outros jogadores e suas esposas de países diferentes e adoro perceber como funciona a cultura deles.

Esta segunda-feira, dia 24 de Outubro, comemora-se o Dia Muncial para a Igualdade, por isso ressalvo neste post a importância de todos os cidadãos do mundo serem tratados da mesma forma, sem diferença de género, raça, orientação sexual ou status social. Na cidade onde vivo (Lagoa, São Miguel) será feita uma caminhada nesse dia e será formado um cordão humano alusivo a este tema.

dia mundial igualdade.jpg

Nunca vivi no estrangeiro, mas já tive que fazer as malas para sítios completamente desconhecidos para mim e sempre dei muito valor às pessoas que nos ajudaram, a mim e à família. Quando posso, tento fazer o mesmo pelos outros. Principalmente aqui numa ilha, quando os jogadores, tanto portugueses como estrangeiros, caem de pára-quedas no início da época, tanto eu como o meu marido tentamos ajudá-los na sua integração e no que pudermos, porque gostávamos que fizessem o mesmo por nós.

 

Mas, isto tudo para dizer que ao longo da vida fui tomando contato com várias culturas e sempre fui uma pessoa de gostar de experimentar coisas novas e curiosa em relação aos seus costumes. Foi uma amiga brasileira que me ensinou, pela primeira vez, a fazer uma «torta de liquidificadora», brigadeiros e quindins, bolo de fubá e coxinhas de galinha.

images.jpg

Até o cachoro quente à brasileira é diferente. As salsichas são cortadas às rodelas e feito um refugado na panela com molho de tomate, a qual se pode acrescentar milho, azeitonas e muitos outros ingredientes. Coloca-se, então, esse cozinhado com salsichas e molho no pão e cobre-se com batata palha. 

O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras, lípidos, vitaminas B e C, fósforo, ferro e cálcio. Tem uma série de benefícios para a saúde, nomeadamente na diminuição do colesteral, prevenção do cancro e na manutenção de um coração saudável. Tem efeitos anti-oxidantes e anti-inflamatórios e ajuda no sistema imunológico. O sabor é estranho, ou se adora ou se odeia. Eu ADORO!

2006 1942.JPG

O óleo de côco está na moda e tem várias funcionalidades e benefícios para a saúde. Eu utilizo para substituir o açúcar no café e nalgumas receitas de bolos e panquecas por exemplo. Utilizo para substituir a manteiga, margarina, óleo e azeite quando cozinho alguma coisa na frigideira ou na panela, e para untar formas de bolos.

2006 1336.JPG

Uso o óleo de côco também para efeitos cosméticos, para branquear os dentes ou amaciar as pontas do cabelo. Apesar do fato de que por muitos anos foi considerado uma gordura “ruim”, devido ao seu alto teor de gordura saturada. Verifica-se agora que a gordura saturada do óleo de coco, particularmente o óleo de côco virgem, não é a mesma gordura saturada que existem em outros tipos de óleos. Ele contém os ácidos gordos de cadeia média que são muito mais fáceis para o corpo do que os ácidos gordos de cadeia longa, encontrada em muitos outros óleos de cozinha. Ele também contém vários compostos que são bons para sua saúde, incluindo o ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico. Muitas marcas processaram o óleo por suas altas temperaturas, que remove alguns dos benefícios que estão disponíveis.Todos os primeiros estudos que encontraram efeitos negativos do óleo de coco sobre os níveis de colesterol, foram feitos com óleo de coco parcialmente hidrogenado, enquanto que o óleo de coco virgem não processado, parece ter efeitos positivos para a saúde. Aqui estão os 10 benefícios do óleo de coco virgem para saúde: http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-oleo-de-coco-virgem-para-saude/ .

 

Neste blog da Vanessa Martins podem ver um artigo sobre os usos do Óleo de Côco: http://frederica.sapo.pt/2016/09/5-usos-de-oleo-de-coco/

012.jpg

Quanto à tapioca foi amor à primeira vista. Comecei a ouvir falar muito na tapioca no «café da manhã» de algumas amigas brasileiras e também nalguns blogues de figuras públicas que acompanho. E tive curiosidade para provar. Costumo rechear com ovos mexidos, abacate, manteiga de amendoim, banana, doce de frutos vermelhos, mas existe uma infinidade de alimentos que se podem utilizar para comer com a tapioca. Existe também a crepioca, que é uma espécie de panqueca mas mais saudável, que leva apenas a farinha de tapioca e um ovo. 

2006 1627.JPG

Para terminar, uma das minhas viagens de sonho sempre foi ir ao Rio de Janeiro. Já fui a Salvador da Baia, e adorei. Mas, o meu sonho mesmo é conhecer ao vivo, nas minhas Havaianas, aquelas praias de Ipanema e Copacabana, ir ao Cristo Redentor e beber uma água de côco no Calçadão.

copacabana-rio-de-janeiro.jpg

Famosas-Praias-do-RJ.jpg

images (1).jpg